quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Curaçao é do Caribe!


Bon bini! Agora chegou a hora de estralar os dedos antes de começar escrever sobre Curaçao. A irmã menos famosa dentre as 3 ilhas que formam as Antilhas Holandesas - Aruba, Bonaire e Curaçao, porém, certamente com muitos atrativos. A ilha é economicamente independente, não depende exclusivamente do turismo e não é atolada deles.
A capital é um encanto pelas construções coloridas da cidade Willemstad, muitas praias com mar muito azul, cristalino, areia grossa e muito branca (parece que estamos pisando em casquinhas de ovos moídas), um povo lindo, sorridente e receptivo, possibilidade de mergulhar com golfinhos, dentre outras qualidades, Curaçao ficou conhecida como uma opção "low profile" no Caribe, o que não a torna, absolutamente, menos interessante.
Ao chegar em Curaçao providencie um mapa de ruas e considere alugar um carro. A grande parte dos hoteís oferece receptivos no aeroporto, com transporte exclusivo (gratuito ou pago) para os hoteis. É facil dirigir em Curaçao, existem poucas vias e estradas principais que levam as principais praias e pontos turisticos. A capital e as principais redes de hoteis oferecem caixas ATM, onde é possível fazer saques em dólar, a melhor opção, inclusive algumas lojas oferecem preços mais atrativos a quem paga em dólar.
O licor Curaçao é ítem quase que obrigatório como souvenir. Na capital Willemstad existem boas opções de compras em lojas de artigos diversos espalhadas nas regiões centrais da cidade e em Otrobanda.
As praias são de águas calmas e transparentes. Algumas são públicas e outras solicitam uma taxa de admissão para entrada.
Como sugestão de hospedagem, o hotel Trupial Inn: http://www.trupialinn.com/. É um hotel categoria turística, oferece transporte em Van, diário e gratuito, com horários marcados do hotel para a praia de Mambo Beach e para o centro de Willemstad.
A Mambo Beach oferece uma excelente infra para famílias, praia de mar aberto mas “protegida” por uma barreira de corais, é uma excelente opção como ponto de partida para conhecer outras praias mais distantes e reservadas no norte da Ilha, como a Cas Abao (foto acima).
Uma outra facilidade que gostei muito neste hotel foi o restaurante com comida simples, bem feita e com preços bem convidativos, após um dia muito estressante e cansativo, farto de areias brancas e mar azul, pode ser uma boa opção relaxar no início da noite na piscina do hotel e não ter que sair para procurar um bom restaurante para jantar. Considere esta idéia...
A língua local é o Papiamento. Não se preocupe que o inglês é muito bem compreendido e falado por lá, com espanhol e até mesmo um português beeeemmm pausado você não passará grandes apertos.
Ah, muito importante, se partir da Venezuela para Curaçao, ou se estiver em Isla Margarita e quiser partir direto para Curaçao, as escalas e conexões de vôo serão inevitáveis. Muito cuidado ao reservar suas passagens com companhias aéreas locais, opte por comprar o trecho completo, incluindo as escalas. Em poucos dias que passamos lá tivemos problemas com longos atrasos em TODOS os vôos. O aeroporto de Caracas está cheio de opções para troca de moeda, carregadores de malas, “agentes” de turismo, fuja, fuja, fujaaaa de tudo isso, planeje-se antes, a exploração do turísmo é algo feroz e assustador naquele país. Última dica, em Caracas não se afobe para trocar seus dólares por bolívares. Procure a melhor cotação. Qualquer hotel faz troca, os postos de agências localizados ao redor do aeroporto fazem troca, não esbanje suas doletas porque você acabará tendo que torrar seus bolívares no Duty Free da Venezuela na volta ao Brasil, ou trazer um bolo de papel moeda que não vale nada por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário